Pesquise aqui

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Alimentos Sem Glúten Emagrecem – Mito Ou Verdade?


Meninas, no que diz respeito a dietas da moda, todo cuidado é pouco! E essa é a última moda entre as celebridades e pessoas que dizem ter um estilo de vida saudável. Cuidado! Seguir tudo o que lê em revistas que se dizem especializadas em saúde e emagrecimento pode causar o efeito inverso em seu corpo.
Sim, é um mito que consumir alimentos sem glúten emagrece. O glúten, presente em alimentos com farinha de trigo e derivados dos cereais cevada, aveia, centeio e trigo, está presente naqueles alimentos que, de fato, se consumidos em excesso, engordam: bolos, massas, pães, macarrão, salgadinhos, biscoitos, pizzas, empanados e por aí vai. Então, o que emagrece não é a retirada do glúten da dieta e sim a diminuição do consumo deste tipo de alimento.
Pessoas com intolerância ou alergia ao glúten são portadores da doença celíaca, que provoca danos no intestino delgado e os impede de ter uma digestão normal, causando muitas vezes diarréias, vômitos e enxaquecas. Mas somente 1 a 2% da população mundial é portadora desta enfermidade e nem todas estas pessoas apresentam estes sintomas.
Talvez você sinta inchaço abdominal, cólicas ou até dores de cabeça depois de comer alimentos que contém glúten, porém isso não quer dizer que possua a doença nem que deva mudar radicalmente seus hábitos alimentares.
Você pode escolher comer de forma mais saudável para melhorar sua saúde e isso refletirá em seu corpo. Os alimentos integrais, por exemplo, contém uma variedade de vitaminas, minerais e fibras essenciais à sua saúde. Eles devem ter preferência na hora de escolher o que vai comprar no supermercado, pois apesar de existir a presença do glúten, irão auxiliar o funcionamento de seu intestino e ajudar a prevenir doenças.
Mas não confunda “não contém glúten” com “mais saudável” ou “menos calorias”, pois pode ser o contrário. O alimento sem glúten, na verdade, pode ter mais calorias e menos fibras e vitaminas. As pessoas que não podem consumi-lo fazem uma dieta restrita e sempre estão atentas aos rótulos dos produtos que compram, e não é porque querem emagrecer!
Normalmente o preço destes alimentos costuma ser bem mais alto do que os demais. E hoje eu resolvi esclarecer este mito para que vocês saibam que dá para ter uma dieta saudável sem precisar gastar tanto. Consuma frutas, legumes e vegetais com mais frequência, diminua o açúcar e as gorduras e pratique uma atividade física. Mudanças simples, mas que surtirão efeito, de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário